Você está preparado para o fim do emissor gratuito de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) fornecido pela SEFAZ?
Conforme já anunciado em abril/2016, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo irá descontinuar seus sistemas GRATUITOS para a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte (CT-e).
A partir do dia 1º de Janeiro de 2017, o download do emissor gratuito já não será mais oferecido.. A partir desta data, também não serão feitas novas atualizações o que dificulta a vida de quem já baixou e utiliza o aplicativo.
É importante lembrar ainda que cada vez mais está aumentando o controle sobre os estoques das empresas. A partir de janeiro/17 teremos a implantação do Bloco K atingindo assim o nível máximo de controle do fisco sobre os estoques.
Diante disso, a VECTRA CONTABILIDADE recomenda que empresários e seus colaboradores se mobilizem no sentido de buscar sistemas compatíveis para atender a estas necessidades.
Por que está chegando o fim do emissor gratuito de NFe da SEFAZ?
Uma pesquisa feita pela própria Secretaria da Fazenda apontou que grande parte dos empresários migrou para outros emissores, mais completos e integrados com outros softwares, e este foi um dos motivos pelos quais a Secretaria optou por determinar o fim do emissor gratuito de NFe da SEFAZ.
Ainda assim, a notícia pegou muita gente de surpresa e causou burburinho entre os usuários do emissor de NFe gratuito. Isso porque a emissão de notas fiscais é obrigatória para as empresas e o trabalho não pode ser interrompido
Vale ressaltar que essa obrigatoriedade não vale para MEI, já que cada estado tem a sua regulamentação.
O que devo fazer para emitir NF-e a partir de janeiro de 2017?
A SEFAZ recomendou que seus usuários comecem a procurar outras soluções desde já. Isso porque mesmo quem já tem o sistema instalado em seu computador terá o uso prejudicado caso haja alguma alteração nas regras de validação da NF-e e CT-e a partir de 1º de Janeiro de 2017.
Portanto, a melhor alternativa é buscar outro emissor o quanto antes, para que todas os processos de implantação sejam inseridos na rotina da empresa e garantir que atenderá a legislação vigente.
Após aquisição do novo sistema o que devo fazer?
Alguns procedimentos devem ser adotados para utilização do novo sistema
Geralmente, este cadastro é bem simples e pode ser feito através do site da Secretaria da Fazenda. Seu contador poderá te orientar melhor sobre este tema. E se ainda não tem um contador, entre em contato com a VECTRA CONTABILIDADE através do nosso site http://vectracontabil.com.br/. Ou pelo telefone (11) 5563-2339.
O Certificado Digital é essencial para emissão de notas fiscais eletrônicas e você precisará migrá-lo para seu novo sistema. Caso ainda não tenha ou precise renovar este documento, procure uma Certificadora autorizada pela ICP (Autoridade de Chaves Públicas ).
Para começar a emitir notas fiscais eletrônicas com outro software, você precisará preencher as informações da sua empresa, em geral CNPJ, Inscrição Estadual, Regime Tributário entre outros.
A VECTRA CONTABILIDADE aconselha a não deixar para ultima hora a aquisição, implantação e treinamento dos colaboradores que utilizarão o siste.
Estamos a disposição para ajuda-los no que precisar para essa nova obrigação do fisco.
Fonte: Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo
http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/
http://www.fazenda.sp.gov.br/publicacao/noticia.aspx?id=4795