Anúncio do cronograma do Imposto de Renda geralmente é feito em fevereiro, mas este ano foi antecipado para janeiro.
Com a chegada de mais um ano, os contribuintes novamente tem suas atenções voltadas para um assunto: entrega da declaração do Imposto de Renda.
Segundo divulgado pela Receita Federal, este ano o prazo para se acertar com o leão começa em 2 de março e vai até 28 de abril.
Nos anos anteriores o órgão divulgou o cronograma do IR em fevereiro. Mas, dessa vez, graças a uma instrução normativa publicada no Diário Oficial da União, esse anuncio foi antecipado para janeiro.
Antes disso, em fevereiro, a Receita disponibilizará para download os programas do Carnê Leão e de Apuração dos Ganhos de Capital, no dia 20, e do Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2017 (DIRPF 2017), no dia 23.
No caso dos contribuintes que já preencheram o rascunho da declaração deste ano – ou pretender fazer antes do início do prazo de entrega – basta apenas importar as informações para o formulário quando começar oficialmente a entrega do IR 2017.
Os dados do rascunho podem ser acessados de qualquer computador ou celular por meio de aplicativo e ficam armazenados no sistema da Receita Federal.
Ao enviar sua declaração logo no início do prazo, além de evitar correria por deixar a obrigação para os últimos dias, o contribuinte pode receber sua restituição (quando houver) logo nos primeiros lotes. Entretanto, para isso, é fundamental que a declaração não possua erros, inconsistências ou omissões.
A prioridade no pagamento das restituições é dada para idosos, portadores de doenças graves e pessoas com deficiências físicas ou mentais. Nos demais casos, o pagamento é feito em lotes – geralmente sete, pagos entre junho e dezembro – seguindo a ordem em que as declarações foram enviadas.